Criar um Site Grátis Fantástico

História

História

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Império Praiano

foi fundado em 23 de fevereiro de 1993, no Balneário de Quintão.


Simbolo: Coroal Imperial


Com as cores em verde branco e dourado  esta pequena gigante Escola tem feito carnavais memoráveis no Balneário de Quintão, sendo conhecida como a escola do veranista.

            A Escola começou através de um grupo de amigos veranistas que formaram uma equipe
para participar de uma gincana, equipe esta que tomou o nome de “Equipingüim”. Motivados pelas brincadeiras e pelo divertimento, a equipe durante algum tempo reunia-se durante o verão a fim de participar de gincanas e mini-desfiles no Balneário Quintão – Município de Palmares do Sul , aproximadamente 120 Km de Porto Alegre.

            Mais tarde, motivado pelo número cada vez maior de aderentes, a equipe transforma-se em “Bloco Fantasia”, já com o intuito de participar dos desfiles de Rua no Balneário. Em 1993 com o tema que dedicava-se às "Histórias Infantis", o bloco obtém o vice-campeonato do Carnaval. No mesmo ano, após o desfile no dia 23 de fevereiro, o bloco se transforma em Grêmio Recreativo Escola de Samba Império Praiano.

            No ano posterior, ou seja, em 1994, com mais empenho e organização, a escola vai
para a avenida com o tema “Nada se cria, tudo se transforma”, obtendo o título de campeã do Carnaval de Quintão.

           Na mesma tentativa de repetir a façanha, a Escola no decorrer do ano de 1994, com preparativos para o Carnaval de 1995 realiza eventos, festas, jantares, galetos, torneios de futebol e festival de samba-enredo na batalha rumo ao bi-campeonato, que é obstaculizado através do resultado de 1995, onde fica novamente com o vice-campeonato com o tema “Magias do arco-íris”.

           
          Entusiasmada com a idéia de melhoria, a Escola busca reforços de destaques e profissionais de Porto Alegre e Santa Catarina para o Carnaval 1996 que teria como tema “ Há um ponto de luz na imensidão, A lenda da recriação”, dos autores Hamilton Garais e Oscar Santos, com samba composto por Sandro Ferras onde a escola verde e branco, novamente, conquista o título de campeã do Carnaval.

 

            Após o ano de 1996, o surgimento de dificuldades financeiras, pessoais e patrimoniais faz com que a Escola não desfile nos anos de 1997, 1998, 1999 e 2000, voltando ao carnaval do Litoral somente no ano de 2001 com o tema “2001: Uma Odisséia Imperial!”. Embora não houvesse carnaval competitivo com outras co-irmãs naquele ano, a entidade apresentou-se com garra e criatividade.

          

              Já em 2002, a Escola levou um tema polêmico para avenida, que passou a falar da emancipação do Balneário Quintão do Município de Palmares do Sul através do sonho da Cinderela.

           No ano de 2003, a Agremiação trouxe para a avenida o tema da "Tribo indígena
de Avagans"
, com muito luxo, sofisticação e destaques de
qualidade, ficando, porém, com o vice-campeonato nesse ano. Como o Carnaval de Rua da Praia do Quintão, não possibilitou mais o concurso entre as escolas de samba locais, a Império Praiano, novamente, deixou de desfilar nos anos de
2004, 2005, 2006 e 2007.

            

               Em 2008 a  escola retorna para a avenida trazendo o tema: “África: berço da humanidade, princípio de tudo”, prometendo surpreender expectadores e admiradores,  com a entrada de um novo presidente escola fez um desfile belíssimo com muito luxo e alegria fazendo uma verdadeira festa.

          

           Já em 2009 a escola novamente se manteve na avenida onde fez um carnaval para o seu pubico o veranista, na ocasião a escola não fez tema enredo apenas entrando na avenida para não perder o espirito de carnaval.

 

           Ainda no ano de 2009 a escola troca sua diretoria, e com poucos recursos deixado, a escola traz para avenida em 2010 um tema simples e fácil, para mais um carnaval competitivo em Quintão “No portal da alegria passa, passará nestas três noites de folia não quero mais acordar”, apostando novamente na dupla Hamilton Garais e Oscar Santos, que no ano de 1996 havia dado titulo a nossa escola,  com este tema a escola fica com o vice campeonato e conquista os Estandartes de Ouro de Samba Enredo, Tema Enredo, Ala, Comissão de Frente e Mestre Sala e Porta Bandeira com Hamilton Sorriso e Rose Simpatia e ainda é escolhida a escola de samba do coração, através de votação feita pela internet no site da Rádioweb Quintão.

           

             Em 2011 o Carnaval  de Rua no Balneário Quintão volta a passar por momentos delicados devido a falta de infra estrutura dada pela Prefeitura Municípal de Palmares do Sul, um total desrespeito com as escolas de samba, de tal forma que a Império Praiano achou melhor guardar seu Tema Enredo para uma outra ocasião.

        

           Após o fraco carnaval de 2011 a escola elege uma Nova Diretoria para 2012/2013 tendo como Presidente o jovem Alan Deyvos Soares de apenas 22 anos e seu vice Hamilton Garias, apostando num novo trabalho para reerguer o carnaval do Balneário Quintão, e da nossa Escola. A proposta para o carnaval de 2012 será um trabalho de reciclagem e de grande impacto, apostando novamente na dupla Oscar e Hamilton, que nos agraciam com um tema Enredo  diferente "O TEMPO NÃO PARA..."